O Colégio

O Colégio AFAM São Miguel, organizado a partir de uma visão dinâmica e de constante atualização oferece uma proposta de educação global, unindo tradição e modernidade. A tradição refletida na preparação do aluno para a disciplina consciente, responsabilidade, respeito às pessoas e ao bem comum, através das vivências sociais no contexto escolar, conduzindo-o ao exercício consciente e crítico da cidadania. Ao mesmo tempo seu engajamento nas múltiplas atividades interdisciplinares permite a introjeção dos valores estéticos e incentivo ao desenvolvimento da criatividade, unindo arte e curiosidade científica.

Assim, a organização pedagógica, de característica dinâmica e flexível admite o equilíbrio entre as aprendizagens básicas e essenciais de forma simultânea com o desenvolvimento afetivo, dentro de um processo harmônico entre os diferentes atores do universo escolar.

Foi adotado, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio material didático padronizado, apoiado por pesquisas na Internet e literatura complementar, permitindo a construção do conhecimento de forma contínua e progressiva.

Reconhecendo a importância do domínio da língua inglesa na vida social e profissional contemporânea, o Colégio AFAM disponibilizou professores especialistas para atuar desde na Educação Infantil e Ensino fundamental I, para a familiarizar as crianças com esse idioma, utilizando uma abordagem lúdica e interativa, eliminando inibições e facilitando a continuidade dos estudos.

O Colégio AFAM nasceu a partir de uma história de sucesso de mais de 10 anos no campo educacional. Naquela época, vivia-se a experiência das primeiras turmas de soldados que, obrigatoriamente, possuíam o 2º grau completo, enquanto muitos praças, especialmente os sargentos mais antigos, ainda vinham de uma época em que só se exigia o 1º grau.

Preocupada com uma possível discriminação interna, que acabou nunca acontecendo, a AFAM buscou o apoio de instituições de ensino já constituídas e, em parceria com o Colégio Claretiano, realizou diversas turmas de curso supletivo, beneficiando dezenas e dezenas de policiais e familiares, na conquista do tão sonhado certificado de conclusão de ensino de 2º grau, atual ensino médio.

Foi também no colégio Claretiano, que se realizou a 1ª Turma de Curso Preparatório para APMBB / FUVEST, ainda no ano de 1998.

Em 1999, depois de um curto período em que foram utilizadas salas de aulas emprestadas pelo Colégio da Policia Militar, surgiu o Espaço Cultural, à Rua São Caetano, 53. Após a realização de alguns cursos voltados para deficientes físicos e seus familiares, em trabalho conjunto com a APMDFESP, a AFAM descobriu sua vocação para realização de cursos preparatórios aos diversos concursos internos da Polícia Militar.

Há cinco anos, cerca de 540 alunos passaram pelo Espaço Cultural. Em 2007, foram mais de 3500 alunos. Um reflexo da qualidade e seriedade de seu trabalho, que se comprova através dos elevados índices de aprovação de alunos.

Em 2008 o antigo "Espaço Cultural" transformou-se numa nova instituição a AFAM Educacional, abrindo dois caminhos para o ensino: a AFAM Cursos que continua preparando policiais militares e civis para os diversos concursos organizados pela Corporação e o Colégio AFAM São Miguel para oferecer Educação Básica de qualidade aos dependentes de policiais militares associados ou não e toda comunidade local.